segunda-feira, 26 de março de 2012

Sobre Industrialização

Cuidado ! O Brasil está se desindustrializando ! E o Governo deve utilizar do dinheiro público para salvar nossa indústria contra o ataque especulativo estatal vindo da América do Norte e da Europa !

A então tá bom !..
O Brasil está desindustrializando, né?
Então por que a produção industrial praticamente duplicou de 2002 até 2011 ? Veja o gráfico: http://e.glbimg.com/og/ed/f/original/2012/03/09/721_industria_graficos.jpg . Veja a fonte: http://revistaepoca.globo.com/tempo/noticia/2012/03/o-mito-da-desindustrializacao.html
Por que segundo o IPEA data (Fundação Getulio Vargas, Conjuntura Econômica (FGV/Conj. Econ.)) a utilização da (capacidade instalada da) indústria está acima de 80% e abaixo de 90% desde 1986 sem tendência consistente de variação?
Por que segundo o IPEA data (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (IBGE/PIM-PF)) a produção industrial apresenta tendência de crescimento lento desde 1975 sem grandes variações (inclusive nos últimos 20 anos) ?
E vamos lembrar: EUA e a União Européia estão desesperados tentando (de forma ruim) sair de uma crise arrastada e não atacando países.

Então sobre o que este circo todo se trata?
Trata, caro compatriota, de pegar o seu dinheiro (afinal o governo não trabalha, todo dinheiro público é dinheiro do cidadão-trabalhador que cede ao governo – algumas vezes a contra gosto porque gostaria de consumi-lo diretamente outras de bom grado para ter serviços públicos em troca) e usá-lo para subsidiar industriais (encher os ricos de dinheiro) – ao invés de usá-lo em saúde, educação, infraestrutura, transporte e segurança pública – e diminuir a concorrência no país – diminuindo assim a qualidade dos produtos e serviços, sua capacidade de compra e a sua liberdade de escolha e dando aos industriais lucros de oligopólio.
Fique esperto !

Felizmente uma tímida e engasgada voz da razão veio pelo porta-voz Alexandre Schwartsman no Globo News Painel. Assista:
http://g1.globo.com/globo-news/globo-news-painel/videos/t/todos-os-videos/v/governo-e-iniciativa-privada-tem-que-ter-objetivos-convergentes-diz-economista/1873112/
http://g1.globo.com/globo-news/globo-news-painel/videos/t/todos-os-videos/v/brasil-tem-se-desindustrializado-casualmente-nos-dois-ultimos-anos-afirma-especialista/1873150/

Nenhum comentário:

Postar um comentário