quinta-feira, 29 de março de 2012

Pensamento do dia - Guerra Fiscal e Guerra na Telefonia

Ouço falar muito em Guerra Fiscal. Mas para mim não há nenhuma Guerra Fiscal em curso no Brasil. Há apenas uma saudável competição entre Estados independentes. São os diversos governos competindo para ver quem consegue gerar maior desenvolvimento econômico e social em um contexto nacional de impostos extorsivos, confusos, mal planejados e ineficientes.

Por outro lado há uma guerra econômica em curso no Brasil e nada ouço falar sobre ela. Quando a telefonia foi privatizada e repartida no Brasil um de seus pilares era a concorrência. Quando as operadoras (principalmente de celular) colocam tarifas super-baixas para comunicação dentro de sua rede e super alta para fora dela elas estão praticando práticas anti-concorrenciais. Elas podem fazer isto porque geram economias de rede. Uma vez que uma operadora consegue uma fatia significativa de usuários e evita o acesso de outras operadoras a tendência é que as demais desapareçam. Se isto continuar sem uma regulação de qualidade por parte dos órgãos competentes a tendência é que o número de operadoras diminua (como está ocorrendo) em direção a um monopólio ou oligopólio.

Vale lembrar que sem concorrência quem perde é o consumidor com produtos piores e mais caros. Ou abrimos o olho ou pagaremos os custos. Monopólio é sempre ruim, não importa se estatal ou privado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário