segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Democracia ou Oligarquia?

Segundo Arnaldo Jabor na CBN (Quarta, 06/10/2010) 8 milhões de pessoas votaram em "fichas sujas", pessoas EM PROCESSO DE JULGAMENTO pela elite burocrática insulada dos bacharéis em direito. Enquanto 2 milhões de pessoas impuseram sobre todas as outras a lei "ficha limpa", que impede que alguns candidatos (aqueles condenados por órgãos colegiados) sejam votados.

É evidente que nós queremos apenas as melhores pessoas no Congresso da Nação. Mas quem deve decidir que pode e quem não pode ser votado? Os próprios eleitores no íntimo de suas decisões individuais, ou uma elite burocrática insulada sem nenhum mecanismo de Accountability?

Não seria muito mais democrático apenas obrigar que os eleitores fossem informados pela condenação do candidato? Talvez eu esteja errado. Mas o fato de que pelo menos 8 milhões de pessoas discordam desta lei não mostra que o assunto deveria ser levado no mínimo a plebiscito? Logo deverão aparecer os crimes eminentemente políticos e muitas pessoas honestas, como algumas que foram presas durante a ditadura, não poderão ser votadas. A liberdade se come pelas beiradas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário