quarta-feira, 12 de março de 2014

Feliz Aniversário Rede Mundial!

Hoje a Rede Mundial de Computadores faz 25 anos de Idade! Antes de Celebrarmos deveríamos ler com MUITA atenção o texto de seu criador.

"No 25 º aniversário da web, vamos mantê-la livre e aberta

No 25 º aniversário da World Wide Web (WWW - Ampla Rede Mundial - literalmente), temos o prazer de compartilhar esse post convidado de Sir Tim Berners- Lee, o inventor da web. Neste post ele reflete sobre o passado, o presente e o futuro da web e incentiva o resto de nós para lutar para mantê-la livre e aberta. -Ed.

Hoje é o aniversário de 25 anos da web (rede). Em 12 de março de 1989, eu distribuída uma proposta para melhorar os fluxos de informação : " a 'web' (rede) de notas com links entre eles."

Enquanto o CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), como um laboratório de física, não poderia justificar um projeto tão de software abrangente, meu chefe Mike Sendall me permitiu ir trabalhando com ele em paralelo. Em 1990, eu escrevi o primeiro navegador e editor. Em 1993, depois de muita insistência e persuasão, o CERN declarou que a tecnologia WWW estaria disponível a todos, sem pagamento de royalties (sem o pagamento de nenhum centavo pela tecnologia que seria dada a todos gratuitamente - nota do tradutor) para todo o sempre.

Esta decisão permitiu a dezenas de milhares de pessoas começar a trabalhar em conjunto para construir a web. Hoje, cerca de 40 por cento de nós estamos conectados e criando online. A web gerou trilhões de dólares e reais de valor econômico, transformou a educação e a saúde e deu a partida em vários movimentos democráticos novos em todo o mundo. E, acreditem, nós estamos apenas começando.

Como isto aconteceu? Pelo desenho de seu formato. A estrutura chamada de Internet e a rede (WWW) são, propositalmente, não hierárquicas, descentralizadas e radicalmente abertas. A rede (web) pode ser utilizada para trabalhar com qualquer tipo de informação, em qualquer dispositivo, em qualquer software e em qualquer idioma. Você pode conectar-se a qualquer informação. Você não tem que pedir permissão. O que você cria é limitado apenas pela sua imaginação .

Logo hoje é um dia para se comemorar. Mas é também a hora para pensarmos, discutirmos - E agirmos. Decisões fundamentais sobre a governança da internet e do seu futuro estão se tornando iminentes e é vital para todos nós debater que se faça ouvir sobre o futuro da web. Como podemos garantir que os outros 60 por cento em todo o mundo que ainda não estão conectados fiquem on-line bem rápido? Como podemos ter certeza de que a web oferece suporte a todas as línguas e culturas, e não apenas àquelas dominantes? Como é que vamos construir um consenso em torno de padrões abertos para conectar Internet entre máquinas e equipamentos que está chegando? Nós vamos permitir que outros reduzam e restrinjam nossa experiência online, ou nós vamos proteger a mágica de uma rede aberta e o poder que isto nos dar para falar, descobrir e criar qualquer coisa? Como podemos construir sistemas de controles e incentivos para assegurar que as ações das organizações que podem nos espionar na net transparentes, conhecidas e controladas? Estas são algumas das minhas perguntas - quais são as suas?

No aniversário de 25 anos da web , peço-lhe para se juntar a nós e ajudar a imaginar e construir o futuro padrões para a web, e para pressionar por todos os países para desenvolver uma declaração de direitos digitais para avançarmos para uma web livre e aberta para todos. Saiba mais em webat25.org e diga bem alto qual o tipo de web que realmente queremos com #web25.

Postado por Sir Tim Berners- Lee, inventor da World Wide Web"

Fonte: http://googleblog.blogspot.com.br/2014/03/on-25th-anniversary-of-web-lets-keep-it.html Trandução Livre - baseada no google translator e ajustada manualmente por mim (adaptações especiais para reproduzir na mentalidade latina a dimensão do raciocínio anglo-saxão liberal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário