quarta-feira, 29 de maio de 2013

Notas sobre Startups

Eu vejo um grande esforço de governos tentando fomentar as startups. Que no conceito do governo tem significado muito restrito, seriam apenas aquelas novas empresas de base tecnológica e, por tecnologia, tomam um conceito ainda mais restrito, pensando apenas em tecnologias já claramente definidas e passadamente revolucionárias (o que não faz o menor sentido quando o caso é buscar a INOVAÇÃO).

Eles querem ajudar, mas as verdadeiras startups acontecem por aí, longe da intervenção governamental. E quase sempre aquelas "ajudadas" não vingam, porque não se adaptaram ao mercado, se adaptaram às exigências da regulamentação oficial dos programas de incentivo que, muitas vezes, levam ao desperdício de dinheiro público. E, como muitas outras, uma verdadeira startup está aí, a Porta dos Fundos.

Porque os governos não precisam ajudar, é só não atrapalhar, só não ficar no caminho, as startups vão acontecer naturalmente através do impulso individual do empreendedorismo.

Não precisa ajudar, só pare de atrapalhar com impostos abusivos e regulamentações paralisantes, sobretudo regulamentações paralisantes e excesso de burocracia. As pequenas precisam de se mover rápido para não serem devoradas pelas grandes, é a única vantagem que elas têm, se você impede isso fazendo elas ficarem presas na burocracia de uma licença ou alvará, etc, você fará delas presas fáceis.


Mas se vocês do governo quiserem MESMO ajudar, parem de dirigismo. Vocês não vão conseguir adivinhar o próximo Google, Facebook, SpaceX ou Porta dos Fundos. Vocês não saberão se a próxima startup vai estourar no ramo de exploração espacial ou desentupimento de canos de banheiro, simplesmente isso, vocês não são nem serão capazes de adivinhar nem ao menos o setor da economia em que as startups vão acontecer, pois o seu conceito de tecnologia é muito restrito. Geralmente as grandes sacadas se dão por cima das tecnologias duras, mas não entre elas, as revoluções se dão sobre elas, mas dentro das tecnologias leves, sem que ninguém premuna ou antecipe, nem mesmo aqueles atores que farão a revolução. Se querem realmente ajudar, permitam um ambiente simples e positivo para todas as empresas abrirem, adquirirem tecnologia, aplicarem tecnologia, testarem coisas novas e, se nada der certo, fecharem, sem complicações e sem medos de problemas futuros maiores por simplesmente terem tentado.

Sobre a Porta dos Fundos

Nenhum comentário:

Postar um comentário