sábado, 4 de agosto de 2012

Pensamento do Dia

Nenhum partido político Brasileiro se diz liberal, todos atacam o ("neo")liberalismo, os partidos ofendem-se, uns aos outros, chamando-se de ("neo")liberais. Tudo para criar um clima de ódio e afastamento ao liberalismo. Mas o que é que este liberalismo tão atacado prega de verdade? Será que é tão ruim assim para todos ou será que é só ruim para os Donos do Poder?

Pare e Pense! Por que há uma campanha dos poderosos (políticos, mídia, industriais, líderes de sindicatos, líderes de ONGs que trabalham para o governo, líderes de conselhos profissionais, donos de monopólios como cartórios, etc) contra o liberalismo? O que une a todos estes atores antagônicos contra uma forma de encarar a política e o papel do Estado?

O que o liberalismo realmente prega? Serão liberais como Adam Smith, Irineu Evangelista de Souza (Barão de Mauá), Friedrich Hayek e muitos outros inimigos do Povo ou inimigos do poder?

Eu já tenho a minha opinião formada depois de ler alguns de seus trabalhos e trabalhos de seus opositores (socialistas, comunistas, anarquistas, libertários, conservadores, "neo"conservadores, etc). Por que você não lê também as proposições dos liberais clássicos e não tira suas próprias conclusões sobre se suas proposições são boas ou más para você e 99% da população? Por que não verifica se o que dizem que os liberais dizem é realmente o que eles dizem ou se não é uma coisa totalmente diferente e muito benéfica a todos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário