quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Definições de Teorias dos Jogos

Por Renato Paulo Nicácio Pedrosa



A) Valor esperado de uma loteria: é medida dos valores obtidos em determinado evento ponderada por sua probabilidade de ocorrência.



U[E(e) ]=v1.p1+v2.p2+⋯+vn.pn

B) Utilidade esperada de uma loteria: são todos os valores possíveis de um determinado evento com suas probabilidades.



U(e)=v1.(p1)+v2.(p2)+⋯+vn.(pn)

C) Aversão ao risco: significa que o agente está disposto a pagar para não correr o risco, pois a sua percepção de utilidade de determinado evento é inferior ao valor esperado deste mesmo evento. Tal que:



Up(e)<U[E(e)]

D) Neutralidade ao Risco: significa que o agente é indiferente ao risco, pois sua percepção de utilidade de determinado evento é igual ao valor esperado deste mesmo evento. Tal que:



Up(e)=U[E(e)]



E) Amor ao risco: significa que o agente está disposto a pagar para correr o risco, pois sua percepção de utilidade de determinado evento é superior ao valor esperado deste mesmo evento.



Up(e)>U[E(e)]

F) Estratégias puras: são as opções de decisões de determinado jogador. Representa que quando este opta por uma estratégia abandona completamente as demais.



Tabela 1 - F

G) Estratégias mistas: são combinações de opções de decisões realizadas por determinado jogador. Significa que ele fará algumas jogadas tomando uma estratégia e outras tomando outra delas, de certa forma aleatória, de tal forma que o adversário não saiba em determinado momento qual estratégia específica o jogador citado estará tomando.



Tabela 2 - G

H) Estratégia max min: consiste em reduzir a perda possível em determinado jogo. Ela é adotada sempre que se duvida da racionalidade (aparente) do adversário. Ela é tão mais consistente quanto maior for o nível de perda para um mesmo nível de dúvida, ou maior for o nível de dúvida para um mesmo nível de perda. Esta estratégia consiste em obter o maior dos menores resultados possíveis.



I) Equilíbrio max min: é o resultado esperado quando os jogadores adotam estratégias de max min. Segue um jogo de prisioneiros, os valores são o tamanho da pena para cada um deles (negativo por que representa uma perda de liberdade).



Tabela 3 - I

J) Equilíbrio de Nash: são os pontos de estabilidade de um jogo. É uma dada combinação de estratégias em que nenhum dos jogadores tem incentivo a mudar individualmente sua estratégia. Representa qual será a estratégia do jogador que maximiza seu resultado sendo dada a estratégia utilizada e vice-versa.



Tabela 4 - J

L) Ameaças ou compromissos não críveis: são sinalizações de que um jogador irá punir o adversário em um jogo, pois esta ameaça pode induzir um comportamento do adversário que favoreça ao jogador. Entretanto, uma vez que o adversário tenha tomado uma decisão indesejada pelo jogador, este não deverá implementar a ameaça, pois tomá-la não só piorará o resultado do adversário, como também piorará o resultado do próprio jogador.
Conhecedor deste fato o adversário racional será indiferente à ameaça do jogador racional ao tomar suas escolhas. Logo ameaças não críveis são ameaças de punições não implementáveis.



M) Equilíbrio de Nash perfeito em subjogo: é um Equilíbrio de Nash que resta em um jogo seqüencial quando analisados os subjogos algumas estratégias são descartadas por tratarem-se de ameaças não críveis.



N) Seleção Adversa: é quando, em um contrato feito para uma amostra média em adesão voluntária, apenas ou majoritariamente a parcela “menos desejável” adere, desequilibrando assim o resultado global do contrato.



O) Risco Moral: representa os incentivos para o comportamento individual que são danosos ao contrato e que têm sua origem no próprio contrato. Ou seja, um seguro ótimo para uma amostra com determinado comportamento, pode incentivar a piora deste comportamento. Exemplo: proprietários de veículos segurados que tomam menos cuidado com os mesmos quando sabem que estes estão protegidos por seguros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário