terça-feira, 26 de abril de 2011

Bandeira de Minas Gerais

Como todos sabem a bandeira de Minas Gerais contém um "lema": "Libertas, quae sera tamen"





O que poucos sabem é que este lema encerra uma polêmica. Retirado do verso de Virgílio, esta seria incompleta ou incorreta. Segue o verso e posteriormente a tradução:


"Et quae tanta fuit Romam tibi causa videndi?"
"Libertas, quae sera tamen, respexit inertem,
(Candidior postquam tondenti barba cadebat,
Respexit tamen et longo post tempore venit,
Postquam nos Amaryllis habet, Galatea reliquit.").


Se me permitirem uma tradução livre, resultado de uma coletânea de pesquisas e uma adaptação para o melhor sentido em nossa língua falada atual ficaria assim:
"Qual foi o motivo extraordinário para ir ver aquele que detém o poder?" - Melibeu questionou.
"A Liberdade confiou em mim, embora atrasada, mas eu nada fiz. - Títiro respondeu.



Disto temos a polêmica: a bandeira de minas só chega até tamen: "Libertas, quae sera tamen". Cujo melhor siginificado é o incompleto: "a liberdade que tardia, todavia..." (segundo Deonísio da Silva) que viria da tradução: "A liberdade que tardia, todavia, apiedou-se de mim, na minha inércia". Segundo minha (limitadíssima) interpretação seria: A Liberdade [fez algo que lhe é implícito], embora atrasada, mas [eu fiz algo que completa a frase]. Logo entendo que a Liberdade confiou, pois faz parte de sua natureza fazê-lo, e este é o significado desta omissão; e que o que fiz ou faremos desta ação não está no lema, pois depende da escolha de cada um. Uma espécie de jogo culto entre a sintaxe e a semântica. Entre a lógica da escrita e seu significado. Ao omitir o trecho original, entendo também que quiseram dar uma escolha, algo como: completem como desejarem. A liberdade confia em ti, ainda que atrasada, entretanto... No que todos deveríamos completar: entretanto não irei decepcioná-la e não ficarei passivo um instante sequer, estarei lutando todo o tempo por ela. Distanciando-nos da postura original do personagem de Virgílio.



Me arrisco nesta tradução e nesta busca de significado. Porque como latinista sou pré-elementar. Entretanto compreendo que é um dever cívico dos mineiros buscar a compreensão completa do significado de sua bandeira. E é isto que eu fiz. E de agora o significado da bandeira será para mim:




A Liberdade confiou em mim, embora atrasada, mas eu irei lutar. - Porque a liberdade é a dádiva suprema dada a cada ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário